Informações: 17 3201-5151 17 99623-9985

Horário de Funcionamento
Segunda-feira a Domingo
das 07h às 13h

Notícias

Tiro de Guerra de Mirassol traz 49 soldados para doação de sangue e cadastro de medula no Hemocentro de Rio Preto
29/05/2018

Sob o comando do subtenente Cleverson, 49 soldados do Tiro de Guerra de Mirassol compareceram ao Hemocentro de Rio Preto, na manhã de hoje, 29 de maio, para doação de sangue e para cadastrarem-se no banco de medula óssea (Redome).

A ação, como acontece algumas vezes ao ano, partiu da liderança do exército que vê na solidariedade um de seus pilares. “As forças armadas têm também esta função de contribuir socialmente. Doar sangue é um ato de solidariedade que ajuda àqueles que estão necessitados”, explica o subtenente.

Incentivados por palestra oferecida pelo capitão Anderson Nunes da Polícia Militar, que esclareceu os mitos do cadastro e da doação de medula óssea, os atiradores do Tiro de Guerra também optaram por integrar o Redome. “Ainda existem inverdades sobre o cadastro, que é feito apenas com uma amostra de sangue, e da doação, que nada tem a ver com a extração da medula espinhal. A doação de medula pode ser feita, inclusive, como se fosse uma doação de sangue, pela veia mesmo. Além disso, o povo brasileiro é muito solidário e a intenção é mostrar que esta disposição para ajudar não doe nada”, afirma o capitão.

O soldado-atirador Edson Gabriel dos Santos Souza, do Tiro do Guerra, reitera a importância da ação. “É rapidinho e é muito importante ser solidário. Hoje estamos ajudando alguém que precisa, amanhã pode ser que precisemos. Então, é sempre bom pensar no próximo”, conclui.

Para a coordenadora da captação do Hemocentro, Bárbara Cabrera, essa movimentação auxilia nos estoques. “Em épocas frias, a frequência dos doadores cai substancialmente e, por tanto, atitudes como esta realmente ajudam a salvar vidas. Temos, em média, 50 doações ao dia, em ocasiões normais. Hoje, com a presença do exército, teremos um reforço muito bem-vindo nos estoques”, diz. E complementa, “ainda assim os estoques não estarão normalizados. Por isso, convidamos a todos para doarem”, chama a atenção, Bárbara.

O Hemocentro funcionará normalmente neste feriado prolongado, tanto na quinta-feira de Corpus Christi, como na sexta, sábado e domingo seguintes. Para doar, basta programar-se para vir entre às 7h e às 13 horas, estar bem alimentado e não ter ingerido bebida alcóolica nas 24h anteriores à doação.

 

 

Veja mais notícias Ver todas notícias »