Informações: 17 3201-5151 17 99623-9985

Horário de Funcionamento
Segunda-feira a Domingo
das 07h às 13h

Notícias

Novembro Azul: Caravana do HB realiza exames em Cedral
16/11/2023

Cedral foi a segunda cidade a receber a caravana do Hospital de Base, da campanha Novembro Azul "Faça a escolha certa! Escolha cuidar da saúde!". Mais de 80 exames para detectar o câncer de próstata foram realizados na Praça de Alimentação Roberto Pulice, ao lado da Prefeitura, e no Lar São Vicente de Paulo.

“Novembro é o mês que dedicamos para cuidar da saúde dos homens e, neste ano, tivemos essa parceria com o HB, que veio cuidar da saúde da nossa população”, disse o Prefeito de Cedral, Paulo Ricardo Beolchi De Lucas, o Janjão.

A campanha Novembro Azul do HB tem o objetivo de levar informação sobre o câncer de próstata, com foco em homens com 50 anos ou mais e que, muitas vezes, por preconceito, medo ou falta de tempo no dia a dia, acabam não cuidando corretamente da saúde.

“Neste ano estamos fazendo um convite aos homens, para que eles façam a escolha certa e escolham cuidar da saúde. Por isso, criamos a caravana para levar informação e também ofereceremos exame para o diagnóstico precoce do câncer de próstata”, explica Dra. Amália Tieco, diretora administrativa do HB.


Cronograma da caravana

A próxima cidade a receber a caravana do HB será Guapiaçu, no dia 22 de novembro, das 08h às 12h, na Praça da Matriz.

A caravana do HB já passou pela cidade de Bady Bassitt, no dia 08 de novembro. Os exames foram realizados na UBS Francisco Pinto Brandão, na Praça do Juninão. Foram realizados 37 exames de PSA.


Ação com colaboradores

O HB, cumprindo seu propósito de cuidar de pessoas em todo o seu ciclo de vida, está realizando também o exame de PSA em seus colaboradores.


Exame de PSA

O exame PSA serve principalmente para diagnosticar o câncer de próstata em homens, antes mesmo que eles tenham sintomas, além de homens que apresentam sintomas que podem ser causados pelo câncer.

Coletamos uma amostra de sangue e enviaremos ao laboratório para análise. Os antígenos são moléculas produzidas pela próstata e, geralmente, apresentam alterações nos níveis quando há a presença do câncer prostático”, explica o urologista do HB, Dr. José Carlos Mesquita.


Câncer de próstata 

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil. Do total de diagnósticos de câncer feitos no país, 29% são de câncer de próstata, que atinge homens com 50 anos ou mais, principalmente aqueles com casos na família, cujo pai e irmãos foram diagnosticados com a doença.
 
“Coletamos uma amostra de sangue colhida e este material é enviado ao laboratório para análise. Os antígenos são moléculas produzidas pela próstata e, geralmente, apresentam alterações nos níveis quando há a presença do câncer prostático”, explica o urologista Dr. José Carlos Mesquita.
 
Para fazer o exame é preciso seguir os seguintes critérios:

Ter 50 anos ou mais;
Não ter feito exercícios em bicicleta;
Não ter andado a cavalo;
Não ter andado de moto; 
Não ter usado supositório;
Não ter se submetido à sondagem uretral nos últimos 2 dias;
Não ter feito exame de toque nos últimos 2 dias;
Não ter feito ultrassonagrafia transretal nos últimos 7 dias;
Não ter feito colonoscopia nos últimos 15 dias;
Não ter feito biópsia prostática nos últimos 30 dias;
Não ter tido relações sexuais ou ejaculação nos últimos 2 dias.
 

Redes sociais e iluminação especial

Durante todo o mês de novembro, vídeos e publicações, com orientações de prevenção ao câncer de próstata, serão publicados nas redes sociais da Funfarme, e as fachadas do HB e Ambulatório Geral e de Especialidades, serão iluminados com tom azul, em alusão à campanha.
 

Sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata, na fase inicial, é uma doença silenciosa e não apresenta sintomas. "É fundamental realizar check-ups com frequência. A população, de uma maneira geral, precisa conscientizar de que não é preciso sentir algum sintoma para ir ao médico. Tumores de próstata incidem mais na periferia da glândula, ou seja, demoram em apresentar sinais. Quando sintomas aparecem é porque a doença está em um estágio avançado. Por isso, insistimos na importância dos exames preventivos”, afirma o urologista Dr. José Carlos Mesquita.
 

Chances de cura

“É uma doença extremamente comum, mas que tem um percentual alto de chance de cura caso seja detectado no início. Por isso, sempre reforçamos buscar atendimento médico em qualquer época do ano, e não somente durante a campanha Novembro Azul”, reforça o urologista. Segundo o ICA, quando detectado no início, as chances de cura podem chegar a 95%.
 

Previna-se

Tenha uma alimentação saudável;
Mantenha o peso corporal adequado;
Pratique atividade física;
Evite ingerir bebidas alcoólicas;
Não fume;
Faça exame preventivo anualmente.

Veja mais notícias Ver todas notícias »