Informações: 17 3201-5151 17 99623-9985

Horário de Funcionamento
Segunda-feira a Domingo
das 07h às 13h

Notícias

Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea
14/12/2023

O Hospital de Base (HB) de Rio Preto promove, de 14 a 21 de dezembro, a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea. O objetivo da campanha é sensibilizar a população sobre a importância e segurança da doação, desmistificando mitos e medos.

A medula óssea é responsável pela produção de células sanguíneas, que são essenciais para o funcionamento do organismo. A doação é um gesto de solidariedade que pode salvar vidas, especialmente de pacientes com leucemia, anemia aplástica e linfomas.

 

Equipe de especialistas

O HB possui uma equipe de especializada em transplante de medula óssea, que está preparada para dar todo o suporte ao doador, desde a coleta até o pós-transplante. A equipe é composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e assistente social.

A instituição possui certificações de referência para realização de transplantes de medula óssea, além da acreditação de ONA 3, que reconhece a qualidade e segurança dos serviços prestados por instituições de saúde.

 

Tipos de transplante

Existem dois métodos de transplante de medula óssea realizados pelo HB: os alogênicos e os autólogos. O transplante alogênico é feito com células de doadores compatíveis, que podem ser parentes ou desconhecidos. O transplante autólogo é feito com células do próprio paciente, que são coletadas e armazenadas antes do tratamento.

A doação de medula óssea é um ato simples que pode fazer toda a diferença na vida de alguém. Para se cadastrar como doador basta entrar em contato com o Hemocentro ou Hemonúcleo mais próximo. Em Rio Preto, o telefone para contato é o (17) 3201-5151.

 

Requisitos básicos para se cadastrar como doador:

Idade entre 18 e 35 anos;
Estar em bom estado de saúde;
Não ter doenças infecciosas ou condições que prejudiquem o doador e/ou o paciente.

 

Junte-se nessa jornada de solidariedade e contribua para salvar vidas!

Veja mais notícias Ver todas notícias »