Informações: 17 3201-5151 17 99623-9985

Horário de Funcionamento
Segunda-feira a Domingo
das 07h às 13h

Notícias

Superintendente da Funfarme é homenageada pelo governo do Estado
31/10/2023

Os mais de 8.000 colaboradores do complexo hospitalar da Funfarme, assim como os profissionais de saúde do Estado, foram homenageados pelo Governo de São Paulo pelo empenho e total dedicação durante a pandemia da Covid-19. O gesto de reconhecimento aconteceu, nesta segunda-feira (30), ao final do primeiro dia do Simpósio Internacional “35 anos do SUS – SP”, em comemoração ao mês de aniversário do Sistema Único de Saúde, o maior do mundo. 

A enfermeira Maria Regina Lourenço Jabur, superintendente administrativa da Funfarme, foi um dos dois profissionais que receberam a homenagem do secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Prof. Dr. Eleuses Paiva, em nome dos milhares de profissionais de saúde da região Noroeste do Estado. A outra homenageada foi a enfermeira Rosemeire Aparecida de Queiroz Baião, do Lar São Francisco de Assis, de Jaci.

“Nós consideramos esta homenagem como o reconhecimento do governo estadual e, portanto, da sociedade, à total entrega e devoção de todos os profissionais de saúde no enfrentamento a esta que foi uma das maiores pandemias da nossa história”, afirmou Maria Regina. Até 21 de outubro passado, mais de 706 mil pessoas haviam morrido e o Ministério da Saúde havia contabilizado quase 38 milhões de casos da Covid-19. 

Maria Regina coordenou o Comitê de Crise da Funfarme, que definiu e implementou todas as diretrizes de atendimento, fluxos, contratações e abertura de leitos na instituição e integrou também o comitê regional de enfrentamento da Covid-19. 

Ao ser escolhida pelo Departamento Regional de Saúde (DRS XV) para representar os colegas da Saúde, a superintendente administrativa da Funfarme entende ser também o reconhecimento ao protagonismo do complexo formado pelo Hospital de Base (HB), de Rio Preto, e o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) durante a pandemia.

A instituição, que já era grande, tornou-se ainda maior e ganhou musculatura para poder enfrentar o enorme desafio. Durante a pandemia, o HB ganhou mais 183 leitos de UTI adulto e 173 leitos de enfermaria e o HCM, 14 leitos de UTI pediátrica. Diante desta maior estrutura hospitalar, a Fundação contratou mais 750 profissionais, um aumento de quase 10% em seu quadro de colaboradores.

“Desde o início da pandemia, a Funfarme compreendeu que, como segundo maior complexo hospitalar do Estado, teria que ter um papel relevante, ser parceira da Secretaria de Saúde do Estado, das cidades e da população da nossa região”, declarou Maria Regina.

Ciente desta responsabilidade, a Fundação auxiliou o DRS XV a realizar várias capacitações das equipes da atenção básica, inclusive de atendimento de gestantes, e treinamentos de profissionais dos hospitais e demais instituições da região Noroeste do Estado e auxiliando os municípios a organizar os fluxos de atendimento à população. 

As ações de prevenção e combate ao vírus, como não poderia ser diferente, começaram dentro do complexo hospitalar. Além de toda definição de fluxo, unidades de atendimento, protocolos de segurança, foi criado o centro de monitoramento dos colaboradores, onde diariamente era feito contato com os que positivam para Covid-19 para controle e intervenção rápida em caso de agravamento. Mais de 2.400 colaboradores monitorados. 

Ao todo, 8.553 pacientes foram diagnosticados com Covid-19 e passaram por tratamento no HB, durante 905 dias, desde o primeiro caso de internação, no dia 25 de março de 2020, até o dia 16 de setembro de 2022, quando foi zerada a ocupação de pacientes vítimas do vírus no complexo hospitalar.

Durante a pandemia, o Hospital de Base recebeu o selo Covid Free Excelente em reconhecimento às boas práticas preventivas no enfrentamento do novo coronavírus, atestando que a instituição possui ambiente seguro, que segue padrões nacionais e internacionais estabelecidos nos manuais da certificação.
O complexo hospitalar da Funfarme teve também papel relevante no campo das pesquisas voltadas ao enfrentamento da covid-19 através do Centro Integrado de Pesquisas (CIP), do Hospital de Base, considerado um dos maiores da América Latina.

Veja mais notícias Ver todas notícias »