Informações: 17 3201-5151 17 99623-9985

Horário de Funcionamento
Segunda-feira a Domingo
das 07h às 13h

Notícias

Hospital de Base promove ações inclusivas no Outubro Rosa
01/10/2023

Bem-vindo ao Outubro Rosa!

O Hospital Base de São José do Rio Preto reafirma seu compromisso com a saúde da mulher durante a campanha Outubro Rosa. Neste mês de conscientização sobre o câncer de mama, promoveremos ações essenciais.

Ao longo do outubro, médicos e equipe multidisciplinar do HB percorrerão cinco pontos de Rio Preto realizando palestras de conscientização e distribuição de materiais educativos, ressaltando ao público a importância da mamografia anual e como este exame está mais simples, rápido e preciso, além de gratuito.

Um dos focos da campanha, intitulada “respeito com você, por você”, busca levantar a discussão com novos públicos que também precisam realizar mamografia regularmente. Um deles são pessoas transexuais. Isso porque qualquer pessoa trans, que faz uso regular de hormônios femininos, ou aqueles que possuem mama inteira ou parcial, podem desenvolver câncer de mama e a discussão sobre o tema ainda é baixa. Nestes casos, a recomendação é a mesma da Sociedade Brasileira de Mastologia: acompanhamento anual a partir dos 40 anos e, para quem tem histórico familiar, a partir dos 35 anos.

Outro foco do HB são pessoas idosas. Neste caso, as dificuldades provocadas pela idade dificultam o acesso de pessoas idosas ao acompanhamento, fazendo com que elas deixem de realizar a mamografia, ou façam com intervalos maiores. A palestra busca debater e reforçar a continuidade do exame na terceira idade.

No dia 4 de outubro a ação será realizada na zona de meretrício de Rio Preto, localizada no Jardim Paraíso, a partir das 9h. No dia 9 de outubro, a ação acontece no Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis, localizado na Rua Ipiranga, nº 291 - Vila Curti, das 17h às 21h.

Ainda em outubro, a campanha, que já foi realizada na Associação dos Amigos da Criança com Câncer (AMICC), será levada ao Lar de Idosos São Vicente e ao Hospital Dr. Adolfo Bezerra de Menezes.

Além das ações externas, o HB também disponibilizará, em suas redes sociais e site, vídeos com médicos abordando a prevenção ao câncer de mama. Outra medida de reforço será feita com as colaboradoras do HB, que serão convidadas a realizar mamografia no novo aparelho.

Por fim, os prédios que fazem parte do complexo do HB ganharão uma iluminação especial, em tons de rosa, reforçando ainda mais o tema para toda a população.

Junte-se a nós nesta campanha em prol da saúde e conscientização sobre o câncer de mama. Sua participação é fundamental para disseminar a importância do diagnóstico precoce. Juntos, podemos fazer a diferença e contribuir para salvar vidas.

Outubro Rosa: respeito com você, respeito por você.

Veja mais notícias Ver todas notícias »