Informações: 17 3201-5151 17 99623-9985

Horário de Funcionamento
Segunda-feira a Domingo
das 07h às 13h

Notícias

Novembro Azul: Caravana do HB visita cidades da região
31/10/2023

Com o tema “Faça a escolha certa! Escolha cuidar da saúde!”, o Hospital de Base (HB), de Rio Preto, lança a campanha Novembro Azul 2023, para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Preconceito, medo e até mesmo a correria do dia a dia, são algumas das situações que contribuem para que homens deixem de cuidar da saúde. Porém, para tentar mudar esta situação, o HB formou uma caravana da saúde, que irá percorrer cidades da região de Rio Preto, para oferecer exame, de graça, para homens com 50 anos ou mais.
“Nossa ideia é fazer um convite aos homens, principalmente nesta faixa etária, para que eles façam a escolha certa e escolham cuidar da saúde. E, para não terem desculpas, nossa caravana irá até algumas cidades da nossa região, para levar informação e também ofereceremos exame para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.”, explica Dra. Amália Tieco, diretora administrativa do HB.
A ação será realizada em parceria com as Prefeituras e Secretarias da Saúde de Bady Bassitt, Cedral, Guapiaçu e Uchoa. A primeira ação acontecerá em Bady Bassitt, no dia 08 de novembro, na Praça do Juninão, das 8h às 12h. No local será oferecido o exame de PSA, que serve principalmente para diagnosticar o câncer de próstata antes mesmo que ele apresente sintomas. 
“Coletamos uma amostra de sangue e enviaremos ao laboratório para análise. Os antígenos são moléculas produzidas pela próstata e, geralmente, apresentam alterações nos níveis quando há a presença do câncer prostático”, explica o urologista Dr. José Carlos Mesquita.
Além desta ação, o HB irá também visitar lares de idosos e asilos nestas cidades. "As pessoas idosas também precisam de atenção e cuidados com a saúde. Por conta da idade, eles têm dificuldades de acesso e acabam deixando de passar por uma consulta e fazendo o exame. Mas nós do HB, vamos até eles e garantiremos a realização do exame.”, pontua Dra. Amália Tieco.

Cronograma

A próxima cidade a receber a caravana do HB será Cedral. Será no dia 16 de novembro. Depois, no dia 22 de novembro, o HB irá visitar o município de Guapiaçu. A ação será realizada na Praça do Idoso. A última cidade que irá receber a equipe do HB, será Uchoa, no dia 29 de novembro, na Praça Central. As ações sempre acontecerão das 08h às 12h.

Exame de PSA

Para fazer o exame de PSA, o homem precisa ter 50 anos ou mais, não precisa estar em jejum, porém, precisa seguir alguns critérios:
Não ter feito exercícios em bicicleta;
Não ter andado a cavalo;
Não ter andado de moto;
Não ter usado supositório;
Não ter se submetido à sondagem uretral nos últimos 2 dias;
Não ter feito exame de toque nos últimos 2 dias;
Não ter feito ultrassonagrafia transretal nos últimos 7 dias;
Não ter feito colonoscopia nos últimos 15 dias;
Não ter feito biópsia prostática nos últimos 30 dias;
Não ter tido relações sexuais ou ejaculação nos últimos 2 dias.

Ação de humanização

No dia 13 de novembro, a AVOHB (Associação do Voluntariado do HB), irá realizar uma ação de humanização para pacientes, acompanhantes e colaboradores no Ambulatório/ICA, com um espaço autocuidado que irá oferecer serviços de barbearia (corte de cabelo, barba e bigode), além de rodas de conversas e orientações sobre o câncer de próstata.

Futebol pela vida

Ainda neste mês, no dia 25 de novembro, será realizada a 1ª edição do “Futebol pela vida”, um evento solidário, em prol do HB e suas unidades, que irá reunir grandes craques do futebol e artistas da nossa região. Será no Estádio Municipal José Maria de Campos Maia, em Mirassol, e a entrada é a doação de 1 litro de leite. Além da partida, no local também será oferecido o exame de PSA, para homens com 50 anos ou mais.

Redes sociais e iluminação especial

Durante todo o mês de novembro, vídeos e publicações, com orientações de prevenção ao câncer de próstata, serão publicados nas redes sociais da Funfarme, e as fachadas do HB e do Ambulatório, serão iluminados com tom azul, em alusão à campanha.

Sobre o câncer de próstata

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil. Ainda segundo o Instituto, do total de diagnósticos de câncer feitos no país, 29% são de câncer de próstata, que atinge homens com 50 anos ou mais, principalmente aqueles com casos na família, cujo pai e irmãos foram diagnosticados com a doença.
O câncer de próstata, na fase inicial, é uma doença silenciosa e não apresenta sintomas. "É fundamental realizar check-ups com frequência. A população, de uma maneira geral, precisa conscientizar de que não é preciso sentir algum sintoma para ir ao médico. Tumores de próstata incidem mais na periferia da glândula, ou seja, demoram em apresentar sinais. Quando sintomas aparecem é porque a doença está em um estágio avançado. Por isso, insistimos na importância dos exames preventivos”, afirma o urologista Dr. José Carlos Mesquita.

Chances de cura

“É uma doença extremamente comum, mas que tem um percentual alto de chance de cura caso seja detectado no início. Por isso, sempre reforçamos buscar atendimento médico em qualquer época do ano, e não somente durante a campanha Novembro Azul”, reforça o urologista. Segundo o INCA, quando detectado no início, as chances de cura podem chegar a 95%.

Previna-se
Tenha uma alimentação saudável;
Mantenha o peso corporal adequado;
Pratique atividade física;
Faça exame preventivo anualmente;
Evite ingerir bebidas alcoólicas;
Não fume.

Veja mais notícias Ver todas notícias »