Informações: 17 3201-5151 17 99623-9985

Horário de Funcionamento
Segunda-feira a Domingo
das 07h às 13h

Notícias

Hemocentro e unidades da Facchini de Votuporanga realizam ações para cadastrar novos voluntários no Redome
23/06/2021

O Hemocentro de Rio Preto realizou neste mês de junho uma campanha para cadastro de doadores de medula óssea nas quatro unidades da empresa Facchini de Votuporanga. A ação resultou em 454 novos candidatos inseridos no Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome).

A enfermeira Bárbara Cabrera, responsável pela captação do Hemocentro, destaca a importância desta campanha. “No ano passado realizamos esta ação nas unidades da Facchini de Rio Preto e agora neste mês visitamos as unidades de Votuporanga. Neste momento de pandemia é fundamental estas parcerias, pois houve uma queda no número de doadores de sangue e, consequentemente, impossibilitou novos cadastros no Redome”, diz.

A chance de encontrar doador compatível é pequena, aproximadamente um em cada cem mil, por isso a importância de aumentar o número de voluntários cadastrados. “Nos casos de pacientes com leucemia, muitas vezes eles não se curam com a quimioterapia e somente o transplante de medula pode salvá-lo”, afirma Bárbara.

Outro benefício da ação é que o Hemocentro vai até a empresa. “Muitas vezes a pessoa tem interesse em ser um doador, mas não encontra tempo para ir até o Hemocentro. Já nesta ação, nós vamos até os voluntários, explicamos a importância de se cadastrar no Redome”, explica.

Mesmo neste período de pandemia, é possível organizar ações entre empresas e o Hemocentro. “Como é um ambiente controlado tanto nossos colaboradores quanto os voluntários estão em total segurança, pois seguimos as normas de higienização e distanciamento social definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, explica Bárbara.

O que é Redome?

O Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) é responsável pela manutenção das informações de todos os doadores voluntários de medula óssea cadastrados no Brasil e pela identificação de possíveis doadores para pacientes brasileiros.

Com mais de cinco milhões de doadores cadastrados, o Redome é o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo.

Veja mais notícias Ver todas notícias »