Informações: 17 3201-5151 17 99623-9985

Horário de Funcionamento
Segunda-feira a Domingo
das 07h às 13h

Notícias

Hemocentro de Rio Preto comemora Dia Nacional do Doador de Sangue com programações especiais para os doadores
15/02/2016

Para comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue, 25 de novembro, o Hemocentro de Rio Preto realizou, nos dias 23, 24 e 25, diversas atividades para enfatizar a data e aumentar o número de doadores cadastrados na região. Com a proximidade das festas de fim-de-ano e férias, um sinal de alerta se ascende por conta da queda das doações. O problema se agrava devido ao aumento do número de acidentes automobilísticos, o que amplia a demanda por sangue.

“Com os eventos, nossa intenção foi proporcionar momentos agradáveis aos voluntários para incentivá-los a convidar outras pessoas a conhecerem a instituição e a se cadastrarem também como doador. Se 3% da população doasse sangue, resolveria muito dos nossos problemas de estoque, mas, infelizmente apenas 1% doa”, explicou Barbara Cabrera, enfermeira responsável pelo setor de captação do Hemocentro Rio Preto.

Na terça-feira, o cantor Rafael Martins alegrou a todos no hemocentro com clássicos da MPB. “Essa é a terceira vez que participo da campanha no hemocentro e sempre é uma emoção diferente. Saber que posso ajudar com o que sei fazer de melhor é muito gratificante”, disse o músico rio-pretense. 
No quarta-feira, o grupo de samba “Cá entre Nós” e a instrumentista Ester foram a atração, surpreendendo a todos que chegavam ao hemocentro. Além da surpresa, Wilson Pinheiro, de 69 anos, doador há 50, tinha outro motivo para se emocionar: prestes a completar 70 anos, idade limite para ser doador de sangue, era a última vez ia ao hemocentro. “Comecei a doar quando ainda estava no Tiro de Guerra, com apenas 19 anos, e não parei mais. Apesar de ser minha última doação, saio de campo com a sensação de dever cumprido, sabendo que ajudei várias pessoas,” disse o aposentado.


Como ser um doador
Para doar é necessária a apresentação da carteira de identidade, ter idade entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 65 quilos e evitar alimentos gordurosos antes das doações, porém alimentar-se bem; não estar em uso de medicamentos; não praticar exercícios físicos antes da doação; não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas; e evitar fumar duas horas antes da doação. Menores de idade só podem doar acompanhados dos responsáveis legais.

Hemocentro Rio Preto:
Endereço: Av. Jamil Feres Kfouri, 80 - Jardim Panorama
Fone: 17 3201-5151
Horário de funcionamento: segunda a domingo, inclusive feriados
Horário: 7h às 13h

Veja mais notícias Ver todas notícias »