Informações: 17 3201-5151 17 99623-9985

Horário de Funcionamento
Segunda-feira a Domingo
das 07h às 13h

Notícias

Funfarme tem caldeira abastecida com lenha ecológica de reaproveitamento. Uma iniciativa sustentável que evita o uso de gás GLP.
05/06/2018

A Funfarme/Hospital de Base além de se preocupar com a saúde do paciente, se preocupa também com a saúde do Meio Ambiente. Entre as ações e melhorias que visam a sustentabilidade ambiental, está o uso de biomassa como combustível para a caldeira, que é responsável por fornecer vapor para setores indispensáveis para o funcionamento do complexo hospitalar, a Lavanderia e Cozinha.

Os briquetes, conhecidos também como lenha ecológica, adotados como fonte de energia há cerca de 5 anos na instituição, são provenientes do reaproveitamento da indústria de móveis. Os resíduos gerados na produção de móveis são prensados e aquecidos, transformando-se em pedaços de “madeiras”. A caldeira do HB possui também um sistema de tratamento e lavagem dos gases.

O uso deste combustível permite uma queima mais uniforme, melhorias no transporte, armazenamento, manuseio e alimentação das caldeiras industriais. Além disso, os briquetes são uma fonte de energia renovável não tóxica, não há riscos em contato com a pele e não causa asfixia.

“O projeto de inserção de briquetes como combustível da caldeira foi pioneiro e diminuiu o impacto causado no meio ambiente. Além de serem sustentáveis, eles são econômicos e mais eficientes”, conta Rodrigo Plazas, engenheiro clínico da Funfarme.

Além do uso de briquetes, a Funfarme também conta com outros projetos sustentáveis, como por exemplo o Funfarme Verde Colorido, que plantou em 2015 e 2016 mais de 130 árvores nativas e cambarás amarelos.  Além disso, participou do Projeto de Eficiência Energética da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), que substituiu mais de 16 mil lâmpadas incandescentes por lâmpadas de led e realizou a troca do equipamento de ar condicionado, no valor de 1 milhão de reais.

Veja mais notícias Ver todas notícias »