Informações: 17 3201-5151 17 99623-9985

Horário de Funcionamento
Segunda-feira a Domingo
das 07h às 13h

Notícias

Campanha Fevereiro Laranja busca conscientizar sobre a leucemia
24/02/2022

Fevereiro é dedicado à campanha Fevereiro Laranja, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre as leucemias e a importância da doação de medula óssea. E por isso, durante todo o mês, os colaboradores de todos setores do Hemocentro de Rio Preto e do Hemonúcleo de Catanduva estarão usando camisetas ou laços laranja em alusão à campanha. 

As leucemias são um tipo de câncer que causa o crescimento acelerado e anormal das células do sangue responsáveis pela defesa do organismo, chamadas de leucócitos. “O diagnóstico precoce e o tratamento adequado aumentam as chances de cura, e, por isso, os especialistas alertam para os sintomas relacionados tais como cansaço, sono em excesso, febre devido baixa imunidade, sangramentos e hematomas por conta da baixa na contagem de plaquetas”, explica a Dra Ana Laura Jorge, médica Hematologista do Hemocentro.

Atualmente, essa doença ocupa a nona posição nos tipos de câncer mais comuns em homens e a 11ª em mulheres. Dados do Instituto Nacional de Câncer (InCA) apontam que, para cada ano do triênio 2020-2022, serão diagnosticados, no Brasil, mais de 10 mil casos novos de leucemia.

Em muitos casos, o transplante de medula óssea é essencial para a cura da leucemia. Existem dois tipos principais de transplante: O autólogo é aquele em que o próprio indivíduo é o doador das células-tronco, as quais serão infundidas após sessão de quimioterapia.

No tipo alogênico, as células-tronco são de um doador. Nesse caso, é sempre investigada a compatibilidade entre membros da família. Se não houver familiar compatível, é preciso buscar um doador nos bancos de medula óssea.

“Para ser doador, basta ter entre 18 e 35 anos, apresentar boas condições de saúde, não ter apresentado ou estar em tratamento de câncer, doenças no sangue, no sistema imunológico ou ainda doenças infecciosas e realizar o cadastro no Hemocentro”, diz a médica.

Veja mais notícias Ver todas notícias »