Informações: 17 3201-5151 17 99623-9985

Horário de Funcionamento
Segunda-feira a Domingo
das 07h às 13h

Notícias

Ação solidária reúne jovens do Tiro de Guerra no Hemocentro para doação de sangue e cadastro no Redome
22/09/2020

Atiradores do Tiro de Guerra de Rio Preto estiveram no Hemocentro de Rio Preto na manhã desta segunda-feira, dia 21, para doarem sangue e também realizar o cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). A ação contou com a participação de 30 soldados e, nos próximos dias, outros 60 passarão pela instituição.

A enfermeira supervisora do Hemocentro, Mariana Coltro, fala sobre a importância desta ação. “Esta mobilização acontece em uma boa hora, pois as doações espontâneas caíram e esta ação ajuda recuperar em parte o estoque de sangue. E também cadastrar novos doadores de medula óssea. Com isso conseguimos aumentar as chances do paciente que aguarda pelo transplante encontrar seu doador compatível”, explica.

O subtenente Vinicius Menezes dos Santos destaca a parceria entre o Tiro de Guerra e o Hemocentro. “É uma atividade muito importante que realizamos há anos. Sem dúvidas, é muito gratificante poder ajudar o próximo, seja a doação de sangue ou o cadastro no Redome. Sabemos que um simples gesto nosso pode salvar vidas”, afirma.

Estoque

O sangue tipo O- (negativo) está em nível crítico, 40% abaixo do ideal. Já os demais tipos sanguíneos sofreram uma redução de 25% no número de bolsas. “O cenário ideal seria 80 doadores por dia, mas estamos recebendo em média 60. Este cenário se mantém desde o início da pandemia”, explica a enfermeira Mariana Coltro.

Agendamento

O Hemocentro passou a realizar agendamento de doações de sangue por telefone, seguindo as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do governo estadual de São Paulo. A medida foi tomada para evitar aglomerações nas salas de espera e captação. Os telefones para agendamento são (17) 3201- 5055 e (17)3201-5151. A unidade fica aberta das 7h às 13h, inclusive aos domingos e feriados, na avenida Jamil Feres Kfouri, 80, Jardim Panorama.

Veja mais notícias Ver todas notícias »