Informações: 17 3201-5151 17 99623-9985

Horário de Funcionamento
Segunda-feira a Domingo
das 07h às 13h

Notícias

Ação do Hemocentro de Rio Preto em Urupês consegue 340 novos cadastrados no banco de medula óssea
27/05/2019

Profissionais do Hemocentro de Rio Preto estiveram no Centro de Saúde de Urupês neste sábado, 25, promovendo ação que conseguiu 340 novo cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Isto representa cerca de 35% das coletas mensais que a instituição faz para o Registro.
Segundo Mariana Coltro, supervisora da enfermagem do Hemocentro, neste caso quantidade é mais que fundamental. "Para se ter uma ideia, as chances de ser compatível com irmãos de mesmo pai e mãe é de apenas 25%. Quando se procura fora das famílias, a chance cai para uma em 100 mil, no país. Então, número aqui é crucial, quanto mais pessoas no Redome, maiores as chances de achar alguém compatível”, esclarece.
Ela ainda emenda. “Não espere alguém conhecido ficar doente, pois leva tempo computar os materiais do possível doador e de um possível receptor. Funciona assim: esses dados são lançados num sistema nacional, coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), que cruza estas informações com outros bancos de dados para tentar achar alguém com material genético parecido. Esta é a única chance para milhares de pacientes no Brasil e no mundo e isso pode levar anos para acontecer”, alerta Coltro. Por isso, a importância de campanhas como estas. A próxima campanha será em Monte Aprazível, no dia 8 de junho. sábado.

Veja mais notícias Ver todas notícias »