Informações:

17 3201-5055 17 3201-5151

Horário de Funcionamento
Segunda-feira a Domingo
das 07h às 13h

Doe Sangue

Horário de Funcionamento

De segunda-feira a domingo,
incluindo feriados
Das 07h às 13h

Componentes e Tipos de Sangue

HEMÁCIAS: São células que transportam oxigênio para todos os tecidos do organismo. É um elemento indispensável à vida. Os concentrados de hemácias são preparados a partir da centrifugação de uma bolsa de sangue total e são utilizados para tratamento de pessoas com anemia ou que tiveram hemorragias.


PLAQUETAS: São fundamentais no processo de coagulação, contribuindo para o controle de hemorragias quando acontecem lesões nos vasos sanguíneos. Para a preparação de uma bolsa de concentrado de plaquetas suficiente para atender a um paciente com 70 kg é necessário uso do sangue oriundo, no mínimo de sete doadores de sangue, quando se faz uma coleta convencional.


Pacientes com leucemia, hemorragias graves, e diminuição do número ou da qualidade das plaquetas, frequentemente necessitam desse componente sanguíneo.


PLASMA: É a parte líquida do sangue, onde existem algumas substâncias importantes, como a albumina, fibrinogênio, fatores de coagulação, anticorpos que protegem contra infecções, vitaminas e sais minerais. É matéria prima para a produção de hemoderivados bastantes usados na medicina como imunoglobulinas, albumina, Fator VIII, Fator IX etc. Pessoas com grandes queimaduras precisam deste componente.


LEUCÓCITOS: Eles têm vida curta, de poucas horas. Estão quase sempre ligados à defesa do organismo, protegendo-o contra elementos estranhos como bactérias, vírus e fungos.


FATOR VIII OU CRIO PRECIPITADO: Pessoas com problemas de coagulação e hemofílicos necessitam deste componente.


*Uma pessoa com 70 kg tem aproximadamente 5 litros de sangue. Isto porque um adulto possui cerca de 7 ml de sangue para cada quilo de peso.