Informações: 17 3201-5151 17 99623-9985

Horário de Funcionamento
Segunda-feira a Domingo
das 07h às 13h

Notícias

Hemocentro de Rio Preto e Secretaria de Saúde realizam ação para cadastro de novos voluntários no Redome
30/08/2021

O Hemocentro e a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto realizaram uma campanha conjunta para captar novos cadastrados para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). A ação acontece nesta segunda-feira, dia 30 de agosto, e também na terça-feira, 31, no Complexo Swift, durante a vacinação contra a Covid-19.

“É uma parceria muito importante, principalmente neste período de pandemia. Antes, percorríamos as faculdades e empresas com ações para cadastrar novos voluntários. Com a suspensão das aulas, perdemos este importante aliado. Com esta iniciativa conseguimos elevar o número de voluntários, pois na Swift estão vacinando uma parcela do nosso público alvo”, explica a enfermeira Bárbara Cabrera, responsável pela captação do Hemocentro.

Colaboradores do Hemocentro abordarão as pessoas enquanto elas aguardam a vez de serem vacinadas. A ação segue todos os protocolos de higienização e distanciamento social. “O voluntário não precisa ir até o Hemocentro, a unidade veio até ele, isso possibilita que as pessoas façam seu cadastro no local da vacinação”, afirma Bárbara.

O processo é bastante simples, o voluntário preencherá um cadastro com seus dados pessoais e depois é coletada uma amostra de sangue para realização dos testes genéticos.

A chance de encontrar doador compatível é pequena, aproximadamente um em cada cem mil, por isso a importância de aumentar o número de voluntários cadastrados. Em 2020, o Hemocentro de Rio Preto registrou 3358 novos cadastros, já neste ano, no mesmo período, foram 1333 novos cadastros.

Para se tornar um doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade (Portaria nº 685, de 16 de junho de 2021). Não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue (como infecção pelo HIV ou hepatite). Não apresentar história de doença neoplásica (câncer), hematológica ou autoimune (como lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide).

O que é Redome?

O Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) é responsável pela manutenção das informações de todos os doadores voluntários de medula óssea cadastrados no Brasil e pela identificação de possíveis doadores para pacientes brasileiros.Com mais de cinco milhões de doadores cadastrados, o Redome é o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo.

Veja mais notícias Ver todas notícias »